A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Você já deve ter ouvido que uma campanha publicitária é cross-media. Este é um termo que é muito usado nos dias de hoje e uma forte tendência de comunicação para os próximos anos. Mas o que exatamente é uma campanha desse tipo? Como planejado e como isso acontece? Vai ser uma boa estratégia para a comunicação da sua empresa? Para esclarecer todas essas dúvidas, confira nosso post de hoje!  A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Ele é multi-mídia?

O termo cross-media significa, literalmente, no cruzamento da mídia. Assim, quando falamos sobre esta campanha cross-media, estamos querendo dizer que ela utiliza diversos canais de comunicação, tais como televisão, rádio, celular, promocionais e site, entre outras coisas, para contar uma história ou transmitir uma mensagem. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Mas isso não é só porque uma campanha utiliza diversas ferramentas para tornar cross-media. Para ser uma comunicação deste tipo, a estratégia deve integrar os diversos meios de comunicação para contar a mesma história. Os meios de comunicação devem ser complementares entre si e para construir uma mensagem, não só para se comunicar com as mesmas coisas. Em outras palavras, não é suficiente apenas para postar o anúncio de diversos canais: você vai precisar para executar um anúncio que incentiva, por exemplo, o acesso para um outro canal para o público a continuar a interagir com a campanha. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

www2-2 A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Um exemplo para você entender melhor

Vamos usar uma metáfora para você entender melhor o conceito de cross-media. Eu acho que o livro infantil Alice no país das maravilhas. Dividir a história em três partes, e, em seguida, publicar a primeira parte, na tv, na forma de um filme. Agora, a publicação da segunda parte do livro, em um blog na internet. E, por último, coloque a última parte em uma revista. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

O que você quer é que as pessoas leiam o livro inteiro, então você tem que dizer a eles em cada parte da história que você postou, que o próximo capítulo é em outro canal. Assim você leva o seu leitor a partir de um meio de comunicação para outro, a fim de contar a história maior.

A campanha cross-media são apenas que eles têm um propósito de comunicação, é para contar uma história da marca ou passar uma mensagem determina o. A comunicação utiliza vários canais de uma forma integrada, como se fossem parte de um “mistério”. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Como planejar uma campanha de cross-media?

O Design da campanha cross-media é algo complexo. É preciso um planejamento meticuloso e bem pensado. Isso é porque você vai precisar para construir uma experiência em que você não correr o risco de perder a atenção do público, no meio de uma mídia próximo. Você precisa ter certeza de que sua mensagem será, na verdade, ser transmitida e, assim, determinar os objetivos serão alcançados. Mas todos estes riscos são compensados pelos resultados deste tipo de campanha. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Com a estratégia de cross-media, e o envolvimento do público com a sua marca é muito mais, bem como a experiência rica e inesquecível. Você pode também estar presente em diversas plataformas, o que aumenta os pontos de contato com seus potenciais e atuais clientes. Campanhas mais premiadas dos últimos anos em Cannes, o principal festival de publicidade do mundo, adotou o cross-media performance.

Grandes campanhas Cross-media

Para você entender que, na prática, esta é uma campanha cross-media, temos um conjunto de exemplos e estudos de caso:

1) Batman begins: Por que tão sério?

Para o lançamento do filme Batman begins, desenvolveu uma campanha de informação que utiliza diversos canais de comunicação. Um site foi lançado como oficial, onde os usuários são convidados a participar de um jogo na sua cidade. A estratégia envolveu , também, o encontro de fãs em uma posição específica da cidade, o envio de mensagens de texto, com dicas para ser capaz de assistir o trailer do filme no cinema. Esta campanha ganhou vários prêmios de publicidade e propaganda, além de tornar-se um grande exemplo de como integrar os diversos canais de comunicação para conter a mesma história e passar uma mensagem de uma forma que foi inesquecível. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

 

2) a Coca-Cola: baixe o jingle da copa

Esta campanha foi lançada para divulgar a música da coca-cola tema para a Copa do mundo de 2014. Têm sido publicados em revistas e anúncios de jornal que continha a seguinte mensagem: “Envie para MIRAR 30120 agora em seu telefone móvel.” A pessoa que realizou a ação e obter instruções para baixar o arquivo. Desta forma, a utilização de mais de um canal para o qual a mensagem é transmitida.

 

Eu vi como este tipo de campanha pode ser extremamente criativo e envolvente? Uma ótima estratégia para você pensar fora da caixa e se destacar perante seus concorrentes. Desta forma, a campanha cross-media, além de uma comunicação entre marcas e clientes, mas uma experiência de noivado!

E você já usa a estratégia para as campanhas de sua empresa? Partilhar as suas dúvidas com a gente através de resultados. Nós podemos ajudar você a se destacar no mercado com a inovação, a criatividade e a interação com seu cliente, criando uma comunicação mais próxima!

A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Erli

Erli Cassemiro é Empreendedor Digital que vive dos seus negócios online desde 2013. Agora quer ajudar você a construir seu negócio de sucesso na internet.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: