A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

30 de janeiro de 2017

Você já deve ter ouvido que uma campanha publicitária é cross-media. Este é um termo que é muito usado nos dias de hoje e uma forte tendência de comunicação para os próximos anos. Mas o que exatamente é uma campanha desse tipo? Como planejado e como isso acontece? Vai ser uma boa estratégia para a comunicação da sua empresa? Para esclarecer todas essas dúvidas, confira nosso post de hoje!  A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Ele é multi-mídia?

O termo cross-media significa, literalmente, no cruzamento da mídia. Assim, quando falamos sobre esta campanha cross-media, estamos querendo dizer que ela utiliza diversos canais de comunicação, tais como televisão, rádio, celular, promocionais e site, entre outras coisas, para contar uma história ou transmitir uma mensagem. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Mas isso não é só porque uma campanha utiliza diversas ferramentas para tornar cross-media. Para ser uma comunicação deste tipo, a estratégia deve integrar os diversos meios de comunicação para contar a mesma história. Os meios de comunicação devem ser complementares entre si e para construir uma mensagem, não só para se comunicar com as mesmas coisas. Em outras palavras, não é suficiente apenas para postar o anúncio de diversos canais: você vai precisar para executar um anúncio que incentiva, por exemplo, o acesso para um outro canal para o público a continuar a interagir com a campanha. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Um exemplo para você entender melhor

Vamos usar uma metáfora para você entender melhor o conceito de cross-media. Eu acho que o livro infantil Alice no país das maravilhas. Dividir a história em três partes, e, em seguida, publicar a primeira parte, na tv, na forma de um filme. Agora, a publicação da segunda parte do livro, em um blog na internet. E, por último, coloque a última parte em uma revista. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

O que você quer é que as pessoas leiam o livro inteiro, então você tem que dizer a eles em cada parte da história que você postou, que o próximo capítulo é em outro canal. Assim você leva o seu leitor a partir de um meio de comunicação para outro, a fim de contar a história maior.

Grandes campanhas Cross-media

Para você entender que, na prática, esta é uma campanha cross-media, temos um conjunto de exemplos e estudos de caso:

1) Batman begins: Por que tão sério?

Para o lançamento do filme Batman begins, desenvolveu uma campanha de informação que utiliza diversos canais de comunicação. Um site foi lançado como oficial, onde os usuários são convidados a participar de um jogo na sua cidade. A estratégia envolveu , também, o encontro de fãs em uma posição específica da cidade, o envio de mensagens de texto, com dicas para ser capaz de assistir o trailer do filme no cinema. Esta campanha ganhou vários prêmios de publicidade e propaganda, além de tornar-se um grande exemplo de como integrar os diversos canais de comunicação para conter a mesma história e passar uma mensagem de uma forma que foi inesquecível. A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

 

2) a Coca-Cola: baixe o jingle da copa

Esta campanha foi lançada para divulgar a música da coca-cola tema para a Copa do mundo de 2014. Têm sido publicados em revistas e anúncios de jornal que continha a seguinte mensagem: “Envie para MIRAR 30120 agora em seu telefone móvel.” A pessoa que realizou a ação e obter instruções para baixar o arquivo. Desta forma, a utilização de mais de um canal para o qual a mensagem é transmitida.

 

Eu vi como este tipo de campanha pode ser extremamente criativo e envolvente? Uma ótima estratégia para você pensar fora da caixa e se destacar perante seus concorrentes. Desta forma, a campanha cross-media, além de uma comunicação entre marcas e clientes, mas uma experiência de noivado!

E você já usa a estratégia para as campanhas de sua empresa? Partilhar as suas dúvidas com a gente através de resultados. Nós podemos ajudar você a se destacar no mercado com a inovação, a criatividade e a interação com seu cliente, criando uma comunicação mais próxima!

A Campanha Cross-media: O Que São E Como Eles Acontecem?

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: